PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Petróleo tem forte queda após aumento dos estoques nos EUA


Valor Econômico - 15 fev 2024 - 09:18

O petróleo abandonou a leve alta que exibia no começo da sessão e fechou com perdas ao redor de 1% após os estoques da commodity nos Estados Unidos subirem bem mais que o esperado na semana passada. O aumento indica uma menor demanda por petróleo na maior economia do mundo.

O barril do petróleo WTI - referência americana - com entrega prevista para abril teve queda de 1,55%, a US$ 76,36. Já o barril do Brent - referência global - para o mesmo mês cedeu 0,93%, a US$ 82,00.

O otimismo do mercado de petróleo com a queda do dólar e as tensões no Oriente Médio deu lugar à cautela após os estoques americanos da commodity aumentarem em 12,2 milhões de barris na semana passada, de acordo com dados do Departamento de Energia, resultado bem acima da alta prevista de 2,8 milhões.

Nem mesmo as quedas dos estoques de gasolina - de 3,658 milhões de barris - e de produtos destilados - de 1,915 milhão de barris - foram suficientes para tirar o foco do aumento do petróleo cru estocado nos Estados Unidos. A semana passada foi a terceira seguida em que os estoques da commodity aumentaram além do esperado.

O "enorme" acúmulo de estoques de petróleo no último mês ocorreu porque "a produção doméstica se normalizou e o funcionamento das refinarias continua a sofrer com as manutenções planejadas e não planejadas", segundo Troy Vincent, analista sênior de mercado da DTN.

Phil Flynn, analista sênior de mercado da da Price Futures Group, acredita que o lado da oferta de petróleo “está ficando apertado, o que deve dar suporte aos preços” em breve. Na sua visão, os estoques de produtos derivados do petróleo indicam que as refinarias terão de fazer um “trabalho bem impressionante para acompanhar a demanda”.

Gabriel Caldeira – Valor Investe