PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
Negócio

Petróleo tem alta após dados dos EUA afastarem temores de recessão


Valor Econômico - 16 ago 2024 - 10:15

Os preços dos contratos futuros do petróleo fecharam o dia em alta firme, após dados fortes de vendas no varejo dos Estados Unidos animarem o mercado, reduzindo os temores de recessão, que ameaçavam as perspectivas para a demanda da commodity.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o petróleo WTI para entrega em setembro fechou em alta de 1,50%, a US$ 78,16 por barril. Já na Intercontinental Exchange (ICE), o barril do petróleo tipo Brent para outubro avançou 1,57%, a US$ 81,04.

As vendas no varejo subiram 1,0% em julho ante o mês anterior nos EUA, bem acima da previsão de alta de 0,3% de economistas consultados pelo "The Wall Street Journal".

Além disso, os pedidos de seguro-desemprego ficaram em 227 mil na semana passada, abaixo dos 235 mil esperados pelos analistas. Junto com os dados de varejo, o indicador fez elevar a percepção de que a economia americana está resiliente.

Fora os indicadores, a questão geopolítica dá um suporte extra ao petróleo. “Em outros lugares, os investidores estão nervosos, já que as tensões geopolíticas permanecem altas", disseram os analistas do ANZ Research, em nota.

O mercado está aguardando um possível ataque do Irã contra Israel, em reação ao assassinato do líder político do Hamas em Teerã, em julho. As negociações de cessar-fogo entre Israel e o Hamas foram retomadas no Qatar e, na segunda-feira, os EUA disseram que suas forças estavam em alerta máximo.

Igor Sodré – Valor Econômico