PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Petrobras avança em negociação para compra de participação na Acelen


BiodieselBR.com - 18 mar 2024 - 09:38

A Petrobras informou nesse sexta-feira (15) que mantém as negociações com o Mubadala Capital – fundo de investimento do Emirado de Abu Dhabi – relativos à aquisição de uma fatia na Refinaria de Mataripe e de num projeto que prevê a construção de uma biorrefinaria integrada. Ambos os ativos são controlados pela Acelen empresa criada em 2021 pela Mubadala para controlar a refinaria baiana.

Segunda maior refinaria do país com capacidade instalada para processar até 333 mil barris de petróleo por dia, Mataripe – antes chamada Refinaria Landulpho Alves (RLAM) – pertencia à Petrobras. Em 2021 ela teve seu controle adquirido pelo fundo emiradense como parte de um ciclo de desinvestimentos feito pela petroleira nacional no ramo de refino.

No ano passado, a Acelen anunciou planos de investir R$ 12 bilhões para a instalação de uma biorrefinaria com capacidade para 20 mil barris/dia de diesel verde e combustível sustentável de aviação (SAF). Além da unidade industrial o projeto prevê, também, o fomento da produção comercial de macaúba para atender à demanda por matéria-prima.

Desde a troca de governo e a mudança na direção da Petrobras, contudo, o grupo nacional voltou a focar no refino e passou a cortejar a Acelen para voltar a, ao menos, ter uma participação no negócio. A fase atual abrange a due diligence dos ativos, bem como a análise sobre o modelo de negócio adequado para cada um. Também serão discutidos o escopo dos potenciais investimentos futuros e desenvolvimento de novas tecnologias em conjunto com o Mubadala Capital.

Nesse ponto das negociações, nenhuma das empresas assinou qualquer documento vinculante sobre a parceria.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações da Agência Petrobras