PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Banco Mundial apoiará projetos para sustentabilidade da soja e pecuária no cerrado


ONU News - 16 nov 2022 - 09:52

O Banco Mundial aprovou um contrato de doação de US$ 24,6 milhões – mais de R$ 130 milhões pelo câmbio de hoje (16) – para apoiar projetos de sustentabilidade voltados às cadeias da soja e da pecuária de corte localizadas no cerrado brasileiro e em seus arredores. Chama do de Projeto Vertentes, a iniciativa vai abrangem os estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, além do Distrito Federal.

Uma das principais estratégias do projeto se chama Manejo Sustentável de Paisagens. O plano se propõe a recuperar vastas áreas de pastagens degradadas enquanto mitiga as emissões de gases de efeito estufa. O projeto visa apoiar um total de 10,5 mil beneficiários diretos, dos quais pelo menos 3,6 mil mulheres.

Manejo Sustentável

“É um projeto inovador porque não vai beneficiar somente os produtores rurais, mas, na verdade, todos aqueles que estão envolvidos na cadeia produtiva desses dois produtos”, explica o economista agrícola sênior do Banco Mundial, Leonardo Bichara, apontando que redes de supermercados serão capacitadas sobre como adquirir produtos mais sustentáveis derivados da soja e da carne bovina.

Para alcançar esses objetivos, o Projeto Vertentes envolverá atores privados e públicos do setor agrícola. A iniciativa é resultado de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tendo o Banco Mundial como agência implementadora e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar, como agência executora.

A diretora de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Andréa Barbosa Alves, ressalta os ganhos para os produtores rurais. “Este projeto não apenas ajudará o setor rural a se adaptar às mudanças climáticas e mitigar seus efeitos, mas também demonstrará que o produtor rural se torna mais competitivo e sustentável quando apoiado com ações de assistência técnica e capacitações, além de promover a inclusão social nas áreas rurais”.

Conversão de terras para gado de corte

O Brasil é o segundo maior exportador de alimentos do mundo. A agricultura e o agronegócio respondem por cerca de 8,4% do Produto Interno Bruto do país; 16,2% do emprego total; e 40% do total das exportações.

O cerrado, que cobre quase um quarto do território brasileiro, é uma das regiões de maior biodiversidade do mundo e responde por 70% da produção agrícola do país.

Hoje, o bioma é uma área de conversão de terras para gado de corte e exporta carne bovina para todo o mundo respondendo por cerca de 55% da produção de carne bovina do Brasil e 54% da soja produzida para alimentação do gado.

Com adaptação BiodieselBR.com