Vast e OceanPact iniciam testes com HVO em embarcações no Porto do Açu
A Vast e a OceanPact estão realizando testes com óleo vegetal hidrotratado (HVO, na sigla em inglês) no abastecimento embarcações que atuam no terminal de transbordo de petróleo (T-Oil) no Porto do Açu, no norte fluminense. A iniciativa firmada em maio pretende averiguar a viabilidade do uso deste biocombustível na descarbonização de operações marítimas.
O abastecimento das embarcações da OceanPact foi realizado no Terminal de Líquidos do Açu (TLA) da Vast. “O TLA fornecerá a infraestrutura necessária para potencializar a utilização de biocombustíveis, além de funcionar como um hub para armazenar e movimentar uma gama diversificada de líquidos”, disse o diretor de Sustentabilidade da Vast, Adriano Lima.
As empresas já colaboraram na implementação de um sistema de fornecimento de energia elétrica em terra para as mesmas embarcações que permite reduzir o tempo de funcionamento dos motores durante a atracação, diminuindo, consequentemente, as emissões.
“Reduzir as emissões de carbono em nossas operações representa um avanço concreto rumo à transição energética no setor marítimo”, afirmou Fernando Borensztein, diretor de Sustentabilidade e Novos Negócios da OceanPact.
Em março a Vast havia fechado um acordo com a Be8 prevendo a oferta de bunker adicionado de 24% de biodiesel (B24) no Porto de Açu.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações da Vast