PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Diesel renovável

BSBios começa a construção de biorrefinaria no Paraguai


BiodieselBR.com - 16 nov 2021 - 12:37

A biorrefinaria da Omega Green no Paraguai – que em abril passado encampada pelo Grupo BSBios – está começando a sair do papel. As obras de para a instalação da infraestrutura interna e de acesso ao complexo industrial que terá capacidade de produção de aproximadamente 20 mil barris dia de diesel verde, bioquerosene de aviação e nafta verde foram iniciadas este mês. O empreendimento deverá movimentar cerca de US$ 1 bilhão em investimentos.

A expectativa é que planta fique pronta no primeiro semestre 2025, cerca de seis meses mais tarde do que o cronograma original. O adiamento aconteceu depois da BSBios optar por mudar o local do projeto.

Inicialmente, a planta ocuparia um terreno de 70 hectares, mas acabou transferida para uma área de 484 hectares a apenas cinco km de distância da original. Ambos os terrenos ficam no município de Villeta, cidade a 45 quilômetros da capital paraguaia de Assunção.

O novo terreno tem acesso facilitado à Rodovia Villeta-Alberdi e ao Rio Paraguai. Dessa forma o complexo poderá receber insumos e movimentar produtos com mais facilidade.

“O terreno nos traz a oportunidade de abrigar ampliações futuras, com espaço mais amplo para o desenvolvimento do porto, além de permitir receber parceiros estratégicos que possam investir em atividades afins”, explica o presente da BSBios, Erasmo Battistella.

Lançado em fevereiro de 2019, o projeto Ômega Green é o maior investimento privado da história do Paraguai e contempla a construção da primeira planta de biocombustíveis avançados do Hemisfério Sul. O projeto foi considerado em interesse institucional pelo governo do país vizinho recebendo status de zona franca.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com