PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Diesel renovável

ADM anuncia parceria com Marathon Petroleum para fabricação de diesel renovável nos EUA


Valor Econômico - 20 ago 2021 - 09:27

A petroleira americana Marathon Petroleum vai investir na nova planta de processamento de soja da Archer Daniels Midland (ADM) localizada em z, na Dakota do Norte, para originar óleo de soja para sua produção de diesel renovável. O produto tem a mesma composição química que o diesel, mas é feito de vegetais e, por isso, tem menor pegada de carbono.

As duas companhias formaram uma joint venture – na qual a participação da Marathon Petroleum será, inicialmente, de 25% – para operar a planta de processamento de soja. A ADM anunciou recentemente a construção da planta, que receberá investimento de US$ 350 milhões e deverá ficar pronta em 2023.

A fábrica deverá ser capaz de processar cerca de 4 mil toneladas de soja por dia e produzir 270 mil toneladas de óleo de soja refinado por ano. Quando a unidade ficar pronta, deverá empregar 75 funcionários.

A produção abastecerá a refinaria de combustíveis renováveis da Marathon localizada em Dickinson, que antes refinava petróleo e teve sua conversão para produtos renováveis concluída no ano passado. A capacidade de óleo de soja de Spiritwood permite a produção de cerca de 284 milhões de litros de diesel renovável por ano.

A parceria entre a Marathon e a ADM deverá se estender para além do projeto de Spiritwood, incluindo também a oferta de produtos agrícolas para o avanço de combustíveis renováveis.

Segundo Ken Campbell, presidente do negócio de Óleos, Biodiesel, e Químicos Renováveis da ADM para a América do Norte, a companhia já fornece óleo de soja para a Marathon, mas o acordo vai “expandir significativamente” a parceria. As duas empresas apostam no crescimento do mercado de combustíveis renováveis e estimam que a demanda chegará a 5 bilhões de litros em 2025.

Camila Souza Ramos – Valor Econômico