PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Países da UE aumentam misturas de biocombustíveis


BiodieselBR.com - 26 ago 2011 - 06:06 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

Nada menos do que seis países membros da União Européia estão aumentando o grau de mistura de biocombustíveis nos combustíveis fósseis em relação aos níveis do ano passado. Em função disso, o tamanho do mercado europeu de biocombustíveis deverá ter mais um ano de crescimento.

Finlândia, Polônia, Itália, Espanha e Bulgária aumentaram a participação dos biocombustíveis em sua matriz energética. O sexto pais do grupo é a Dinamarca que lançou este ano seu programa de mistura, a partir de agora os veículos dinamarqueses precisam rodar com 3,5% de combustíveis renováveis em seus tanques. A previsão da Union zur Förderung von Oel- und Proteinpflanzen (UFOP) – entidade representativa da cadeia de óleos vegetais e oleaginosas da Alemanha – é que haja um novo aumento no consumo europeu de biodiesel.

Em julho passado, o observatório europeu especializado em energia renovável, EurObserv’ER, publicou um levantamento das vendas de biocombustíveis na Europa durante 2010. O documento revelou que as vendas cresceram de 13,6 para 13,9 milhões de toneladas, um aumento de 13,6%. Desse total o biodiesel ficou com 10,7 milhões de toneladas, 200 mil toneladas foram de óleo vegetal e 3 milhões de toneladas de etanol.

Entretanto, a UFOP acredita que esse aumento não será o bastante para ampliar de forma significativa a utilização da capacidade de produção de biodiesel instalada no continente.

Nas contas da associação, as usinas do bloco europeu têm capacidade produtiva anual equivalente a 22,3 milhões de toneladas de biodiesel. A EN 590 – norma da EU que estabelece os padrões para combustíveis dentro do bloco – limita a mistura de biodiesel no óleo diesel em 7%. Considerando que o consumo de óleo diesel no ano passado foi de 206 milhões de toneladas, isso coloca o consumo máximo em torno de 14 milhões de toneladas anuais. A norma atual garante uma ocupação das usinas de, no máximo, 63%.

Para solucionar o problema, a UFOP vem batalhando para que o biodiesel e o óleo vegetal possam ser vendidos de forma pura aos consumidores que prefiram usar fontes alternativas de energia. Além disso, a entidade defende um aumento da mistura obrigatória de biodiesel pela indústria de transportes para até 30%.

Os países da União Européia assumiram a meta que, pelo menos, 10% de toda a energia consumida pelo setor de transportes viriam de fontes renováveis até 2020.

com informações da UFOP