PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

EUA exportam biodiesel para UE através do Canadá, acusa grupo


Brasil Econômico - 27 nov 2009 - 07:36 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:09

Os produtores de biodiesel dos Estados Unidos estão exportando o combustível para a União Europeia (UE) através de outros países, como o Canadá, segundo um grupo de pressão.

Com essa manobra, eles contornam as tarifas impostas pela UE este ano sobre o biodiesel norte-americano.

O Conselho Europeu de Biodiesel, cujos membros produzem 80% desse combustível da região, tem planos de apresentar uma queixa à UE, disse a diretora de projeto da organização, Amandine Lacourt, por telefone. "Queremos garantir que as medidas que estão atualmente em vigor não sejam minadas", acrescentou ela.

A UE impôs tarifas por cinco anos sobre o biodiesel dos Estados Unidos para ajudar os produtores europeus a contrabalançar os subsídios norte-americanos. Cerca de 10.000 toneladas de biodiesel por mês estão chegando à Europa procedentes do Canadá, disse Lacourt. O Canadá não exportava nada de combustível antes de as tarifas serem impostas, segundo ela.

"Se fecharem a rota canadense, eles vão trazer (o biodiesel) através de outro" (país), disse Robert Outram, diretor de programa para transporte de substâncias químicas da consultoria Frost and Sullivan, por telefone. "O grosso do biodiesel dos EUA é exportado."

A Comissão Europeia vai investigar se existem indícios suficientes para levar a crer que está havendo esse tipo de fraude, disse um integrante da comissão por telefone, sem se identificar, devido à política da UE.

Em outubro, o Conselho manifestou preocupação com a possibilidade de que os produtores estivessem exportando para a Europa uma nova mistura não coberta pelas tarifas.

Argentina
Em outro desdobramento, o Conselho Europeu de Biodiesel deverá estudar o que fazer para deter as crescentes importações de biodiesel procedentes da Argentina, que, segundo o grupo de pressão, sediado em Bruxelas, usa o sistema fiscal para apoiar as exportações.

A Argentina embarcou 800.000 toneladas de biodiesel para a UE entre janeiro e novembro, em comparação com 70.000 toneladas no mesmo período de 2008, segundo Lacourt. "Estamos estudando todas as possíveis opções legais, com o objetivo de agir se considerarmos que isso se justifica", escreveu ela em um e-mail posterior.

O Biodiesel feito a partir da soja é taxado em menos de 15% na Argentina, enquanto o óleo de soja paga 32%, disse Lacourt. As exportações de biodiesel pagam 20% de imposto na Argentina, disse a Câmara Argentina de Biocombustíveis (Carbio) em um e-mail enviado tarde da noite de ontem.

Por Rachel Graham/Bloomberg News

Tags: Dumping