Bio

22º leilão: Comprasnet muda e encerramento aleatório será diferente


BiodieselBR.com - 20 mai 2011 - 13:06 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

A BiodieselBR acompanhou diversos pregões eletrônicos nos últimos dias para verificar qual o sistema de encerramento aleatório adotado atualmente pelo site de compras do governo federal.

De acordo com os dados analisados pela BiodieselBR, o Comprasnet voltou a adotar o sistema de encerramento aleatório efetivo, ou seja, o item pode fechar a qualquer momento a partir do instante em que deixa o estado de iminência, determinado pelo pregoeiro. Após entrar em fechamento aleatório o pregoeiro não tem controle sobre o item e a negociação pode acabar em poucos segundos. O prazo máximo de disputa para o item é de 30 minutos, após entrar em encerramento aleatório.

Essa mudança é uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) e foi utilizada, até agora, apenas uma vez para compra de biodiesel, no 20º leilão. Já no 21º leilão a medida do TCU foi suspensa após a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP) encaminhar um embargo ao TCU pedindo mais esclarecimentos da determinação do tribunal. O TCU então acatou o pedido.

A BiodieselBR não obteve informações oficiais sobre o retorno da regra, mas após analisar o andamento dos pregões nos últimos três dias, pode constatar que o encerramento aleatório efetivo está vigorando.

A mudança deve fazer com que a fase de lances do leilão termine em menor tempo.

O gráfico abaixo foi gerado pelo sistema oferecido pela BiodieselBR de acompanhamento do leilão. A imagem refere-se a um leilão no Comprasnet realizado hoje pelo Ministério da Educação. Todos os itens do gráfico entraram em encerramento aleatório e o fim da negociação de cada item se deu em momento distinto e não mais perto dos 30 minutos como aconteceu no último leilão de biodiesel. No pregão eletrônico acompanhado abaixo, mais de 13 itens abriram ao mesmo tempo. No caso do leilão de biodiesel da próxima semana, apenas seis itens podem abrir simultaneamente.

Clique na imagem para ampliar:

Encerramento aleatório


BiodieselBR.com