PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Selo Biocombustível Social

Selo Social da usina de Porto Nacional é transferido


BiodieselBR.com - 20 nov 2012 - 12:25
granol transferência_selo_portonacional_201112
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) publicou hoje (20) no Diário Oficial da União o extrato que oficializa a transferência da titularidade do Selo Combustível Social da usina de biodiesel de Porto Nacional (TO) para a Granol. Com isso, a usina poderá participar da 3ª etapa do 28º Leilão de Biodiesel que é exclusiva para usinas detentoras do Selo Social. A disputa está marcada para acontecer na semana que vai do dia 3 e ao dia 7 de dezembro.

A Granol deverá apresentar amanhã a publicação do DOU à ANP, e então figurará na lista de usinas habilitadas com selo. Na lista original, Porto Nacional havia sido incluída entre as usinas sem selo.

Depois da mudança, o grupo sem selo passará a contar com somente quatro usinas – Bunge, Bioverde, Bio Vida e Amazonbio. Isso quer dizer que o grupo poderá oferecer ao mercado, no máximo, 61,5 milhões de litros – e isso se a Bunge conseguir o Registro Especial de Produtor de Biodiesel da Receita Federal que ainda não possui.

Já o lote das “com selo” passa a ter 38 unidades produtivas cuja capacidade bimestral soma 933 milhões de litros. Duas usinas do grupo ainda estão com a habilitação pendente – Caibiense e Cooperfeliz – o que reduziria o potencial de oferta em pouco menos de 6,4 milhões de litros.

Há poucos dias a Cargill e a Bianchini conquistaram o benefício do MDA.

A 3ª etapa da negociação é o filé mignon do mercado. Nela, as distribuidoras são obrigadas a comprar, pelo menos, 80% do volume de biodiesel que as distribuidoras usarão para atender a demanda da mistura obrigatória durante o primeiro bimestre de 2013.

Granol
Desde que comprou a unidade de Porto Nacional da Oleoplan no começo de outubro, a Granol vem agindo rapidamente para oficializar a condição de sua nova planta. Em pouco mais de um mês e meio, a empresa conseguiu transferir as autorizações da ANP e o registro da Receita da unidade, além de anunciar planos de investimento da ordem de R$ 300 milhões.

Com a transferência, as três usinas da Granol passam a contar com o Selo Social.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com