PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
EUA

Preço da soja cai em Chicago com plantio nos EUA acima da média


Globo Rural - 22 mai 2024 - 12:16

O plantio de soja acelerado nos Estados Unidos direcionou a queda nos preços na bolsa de Chicago nesta terça-feira (21/5). Os contratos para julho terminaram a sessão cotados a US$ 12,3625 o bushel, recuo de 0,94%.

Dados do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) mostram que a semeadura chegou a 52% da área esperada para 2024/25 até o último domingo. Nessa mesma época do ano passado, o índice chegava a 61%, e a média para os últimos cinco anos é de 49%.

“Os preços ganharam força desde a semana passada, pois o mercado esperava um atraso maior no plantio devido ao excesso de chuvas em áreas produtoras nos EUA. Os números do USDA trouxeram um certo conforto aos investidores, pois é um passo para uma boa safra”, afirma Leandro Guerra, da LC Guerra Corretora de Cereais.

Analistas esperavam que o departamento americano trouxesse o plantio de soja em 50%.

Ainda de acordo com Guerra, não há espaço para o preço da soja cair muito mais que o patamar atual. O foco do mercado seguirá no desenvolvimento das lavouras americanas e também nas possíveis perdas esperadas para a safra de soja no Rio Grande do Sul, onde os agentes projetam uma quebra na casa dos 3 milhões de toneladas, segundo ele.

Assim como aconteceu nos negócios da soja, o preço do milho foi impactado pelo plantio acelerado nos EUA. Os lotes do cereal para julho fecharam em queda de 0,54%, cotados a US$ 4,58 o bushel.

O plantio de milho nos EUA chegou a 70% da área esperada para 2024/25 até o último domingo, segundo o USDA. Uma semana antes, os produtores haviam semeado 49%. Na mesma data do ano passado, a semeadura alcançava 76%, enquanto a média para os últimos cinco é de 71%. Os analistas esperavam que o plantio fosse indicado em 68%.

Paulo Santos – Globo Rural