PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Energia

Seminário discute reflorestamento e energia


Assessoria de Imprensa - 20 abr 2006 - 08:40 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

Aliar sustentabilidade ambiental e inclusão social é a preocupação que o Sebrae de Minas leva ao Congresso Mineiro de Biodiversidade (Combio), que será realizado entre os dias 23 e 29 de abril, em Belo Horizonte. Durante o evento, o Sebrae irá promover o Seminário Plantando o Futuro – Reflorestamento Produtivo, Consorciado e Includente, que levará grandes nomes nacionais e internacionais ao Combio para discutir os temas: Nova Proposta para o Brasil – Combustível Social; Sistemas Rurais Integrados – Alimentos e Energia; e Fomento Florestal como Fator de Competitividade e Inclusão Social.

O economista  francês Ignacy Sachs falará sobre a vantagem de países como o Brasil, que têm sua matriz energética mais diversificada, em um mundo pós-petróleo. “Como será feita a transição para o uso dos combustíveis renováveis é o que fará a diferença”, diz o diretor de Desenvolvimento e Administração do Sebrae de Minas, Luiz Márcio Haddad.

Segundo ele, em vez de entregar a produção de biodiesel para poucos e grandes produtores, é preciso privilegiar os pequenos. “Teremos durante o encontro participações de grandes empresas para sabermos como poderão ser feitas as parcerias com os pequenos. A idéia é que os agricultores familiares produzam a matéria-prima e vendam para as usinas processarem”, explica Haddad.
 
Evitar um modelo concentrado e excludente para a produção do biodiesel, uma vedete da energia alternativa, poderá significar aumento de renda no campo nos próximos anos. “Basta que os agricultores estejam unidos e organizados para que não percam competitividade em relação a grandes produtores. É nesse ponto que pretendemos trabalhar”, afirma o diretor do Sebrae de Minas. O Seminário também discutirá a combinação da produção com outros tipos de cultura. “O pequeno não pode abandonar a produção consorciada”, acredita Luiz Márcio Haddad.

Em 2008 será obrigatória a adição de 2% de biocombustível ao óleo diesel, o que representa uma produção de 250 milhões de litros por ano. O Departamento de Combustíveis Renováveis do Ministério das Minas e Energia estima que, dos 840 milhões de litros/ano necessários para o consumo em todo país até 2008, 250 milhões virão de Minas Gerais.

Saiba mais sobre o evento.