PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Energia

Petrobras estuda parceria com Itália para produção de biodiesel na África


Agência Brasil - 20 mar 2007 - 18:59 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

A Petrobras receberá na próxima semana executivos da Ente Nazionale Idrocarburi (ENI), multinacional italiana do setor de petróleo que está interessada em adquirir tecnologia de refino de óleos pesados da estatal brasileira.

A informação foi dada hoje (20) pelo diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, ao revelar que a ENI também pretende firmar acordos comerciais que propiciem conhecimento na área de biocombustíveis. “A Itália quer recuperar o tempo perdido – em especial na área do biodiesel –, porque outros países avançaram mais, como é o caso da Alemanha”, informou.

O objetivo da parceria com a ENI, segundo Costa, seria a implantação de unidades de biodiesel no Brasil e na África, em países como Moçambique e Angola, visando à exportação do produto para o mercado italiano.

Costa afirmou ainda que a Petrobras tem interesse em desenvolver a produção de etanol em outros países. "Dentro de uma visão, num futuro não muito distante, de que o etanol se torne uma commodity, é bastante importante que outros países de clima tropical venham a aderir a esse tipo de programa. Então, podem existir oportunidades tanto na produção de biodiesel como na produção de etanol em países da África”, acrescentou.

A Petrobras também está em negociações com o Japão, informou Costa, avaliando a possibilidade de aquisição de uma refinaria na cidade de Okinawa, com capacidade de refino de 60 a 70 mil barris de petróleo.