PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Energia

Paraguai tenta atrair investimentos de Taiwan em biocombustíveis


EFE - 24 jul 2007 - 07:12 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

O ministro de Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Darío Ramírez Lezcano, iniciou a sua visita a Taiwan com um seminário para promover os investimentos e o comércio entre os dois países.

Falando a cerca de 100 empresários e autoridades taiuaneses, Ramírez ressaltou o potencial econômico de seu país, "situado no coração da América do Sul, e que espera completar acordos de livre-comércio com todo o continente até 2012". Ele destacou o setor do biodiesel como um possível receptor de investimentos taiuaneses.

Aníbal Jiménez Kullack, Chefe do Gabinete de Cooperação Internacional do Ministério de Indústria e Comércio, ofereceu uma detalhada apresentação do setor do biodiesel no Paraguai. Ele ressaltou a situação atual, com projetos bem-sucedidos e boas perspectivas.

A delegação paraguaia deverá se reunir com representantes do magnata taiuanês Winston Wong, do grupo Grace T.H.W. Ele é um dos empresários asiáticos mais dinâmicos na promoção do biodiesel. Em fevereiro, organizou uma conferência asiática sobre o desenvolvimento de biocombustíveis.

O Governo de Taiwan escolheu o setor do biodiesel como de desenvolvimento prioritário, junto com o da energia eólica e outras fontes de energia renováveis. Mas as possibilidades internas de desenvolvimento estão limitadas pelos 36 mil quilômetros quadrados de área da ilha.

O interesse taiuanês nos investimentos e comércio com o Paraguai também se estendem à indústria e distribuição, devido à parceria do país com os outros membros do Mercosul.

- O comércio do Mercosul está crescendo e agora há uma boa oportunidade que não devemos deixar passar - disse o secretário-geral do Fundo de Cooperação e Desenvolvimento Internacional, Cheng Chung Chen.

Ramírez e sua comitiva chegaram a Taiwan ontem, e ficarão até sexta-feira.

Paraguai é um dos aliados diplomáticos mais importantes de Taiwan, reconhecido como Estado por apenas 24 países, muitos deles na América Latina.