PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Energia

Bioquerosene é destaque no Piauí


Diário do Nordeste - 01 mai 2007 - 08:40 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

O bioquerosene é tema de congresso internacional no Piauí. O combustível passa por testes na Boeing

Descoberto junto com o biodiesel na década de 70, o bioquerosene chegou a ser utilizado em um avião Bandeirante da Embraer, que voou em outubro de 1984. O projeto de uso do combustível, no entanto, foi engavetado, só ressurgindo em 2006, após sua apresentação em uma conferência internacional de tecnologia, promovida pela ONU na China.

A tecnologia chamou a atenção da empresa norte-americana de aviões Boeing, que está testando o combustível em seus laboratórios em parceria com a Tecbio, conforme antecipado pelo Diário do Nordeste. Em maio do ano passado, ele foi chamado a uma reunião em Seattle, com representantes da Boeing, Nasa e governo norte-americano. Nos Estados Unidos, o bioquerosene tem sido chamado de ´biojet fuel´.

Agora, Parente apresentará as experiências de produção do bioquerosene, alternativa de combustível para uso no transporte aéreo e espacial, no 1º Congresso Internacional de Agroenergia e Biocombustíveis, em Teresina (PI), de 11 a 15 de junho, no Rio Poty Hotel. Palestrantes nacionais e internacionais discutirão sobre as fontes de energia renováveis.

O biocombustível é produzido com o óleo extraído de plantas da família das palmáceas e não tem elementos poluentes. Não são todas as oleaginosas usadas para o biodiesel que são aptas para o bioquerosene.