PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Seminário apresenta vantagens do biodiesel


Zero Hora - 30 mar 2006 - 06:04 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

Menos poluente e uma nova opção de renda a pequenos agricultores. É assim que o governo federal vende a idéia do biodiesel, um combustível alternativo à base de vegetais. Lançado em 2004, o Programa Nacional do Biodiesel foi apresentado ontem em Santa Maria com promessas revolucionárias.

No seminário, realizado no Centro Universitário Franciscano (Unifra), foram mostrados benefícios econômicos, ambientais e sociais que o uso do biodiesel pode trazer (veja quadro).

Conforme o governo, a partir de janeiro de 2008, o diesel vendido nos postos de combustíveis deverá ter 2% de biodiesel. Como a matéria-prima do biodiesel são plantas que contêm óleo - como mamona, soja e girassol-, ele abre um mercado para os produtores dessas sementes.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, um dos palestrantes do evento, falou dos incentivos do governo, como a redução de impostos e a oportunidade de financiamento às empresas interessadas no novo produto.

- Além do lado econômico, é um projeto social de geração e distribuição de renda - ressaltou Rosseto.

O engenheiro da Petrobras Carlos Khalil, um dos pesquisadores do biodiesel, apresentou projetos e estudos feitos pela estatal na produção do combustível. Para ele, o país só tem a ganhar com o biodiesel, desde que produzido de maneira correta.

- Na Europa existe a imagem de que o Brasil tem tudo para se tornar a Arábia do biodiesel - disse.

Segundo Khalil, a adição de biodiesel ao diesel comum não exigirá que se mexa no motor. O rendimento continuará o mesmo. Mas como combustível, não deverá ser barato como o álcool, quando surgiu no mercado nacional, no anos 80.

- A lógica é trocar o diesel por um combustível melhor e com o mesmo preço no mercado - afirmou.

Saiba mais
O que é biodiesel?
É um combustível alternativo feito a partir de plantas. Há dezenas de espécies vegetais no Brasil das quais se pode produzi-lo, como a soja, o girassol e a mamona.
O combustível pode ser usado no lugar do diesel e da gasolina?
Sim. Assim como o álcool, o biodiesel substitui combustíveis derivados de petróleo em motores de caminhões, tratores, camionetas e automóveis. Tanto pode ser usado puro ou misturado ao diesel. Uma lei federal determina que, a partir de 2008, o diesel comum vendido no país tenha 2% de biodiesel. Em 2013, a mistura será de 5%.
Quais as vantagens do produto?
Além de menos poluente, permitirá uma menor importação de petróleo e a criação de novos empregos. Em 2003, o país importou 10% do diesel consumido.
Como o biodiesel pode gerar novos empregos?
Os empregos estarão principalmente no plantio das plantas e nas fábricas que produzirão o biodiesel. O governo prevê beneficiar mais de 200 mil famílias até 2008. Também foi criado o selo Combustível Social, que identifica as indústrias que estimulam o plantio ou o consumo, oferecendo benefícios, como redução de impostos. No Rio Grande do Sul, para ser beneficiada, a empresa deve comprar, no mínimo, 30% da produção de agricultores que participam do programa do governo federal.
É possível pensar em um novo panorama econômico a partir do biodiesel?
O biodiesel pode representar um novo mercado para o consumo da produção de grãos. Para o produtor, nada mudará na forma de plantio. A diferença é que ele poderá vender sua produção para fábricas de biodiesel, e não apenas para indústrias de alimentação e exportação. Com isso, o preço do grão também aumentaria.
Quais culturas teriam benefícios?
Os alvos são a soja e a mamona, de cultivo simples.