PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

MST: Rainha troca 'abril vermelho' por projeto para biodiesel


O Estado de S. Paulo - 26 abr 2007 - 07:02 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

Preocupado com seu projeto de produzir biodiesel no Pontal do Paranapanema, o líder José Rainha Júnior, ficou fora do “abril vermelho”, a jornada de lutas do Movimento dos Sem-Terra (MST). Ele espera que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dê aval para o projeto, que depende de recursos federais, por isso não concorda com a posição do MST de pressionar o governo com as invasões. “Eu tenho um lado, e não escondo. Acho que presidente Lula merece o nosso apoio.”

Ao invés de comandar invasões, Rainha percorre acampamentos e assentamentos do Pontal para divulgar o encontro que vai realizar em 1º de maio, em Mirante do Paranapanema, para discutir o biodiesel. Rainha espera reunir 3 mil pessoas no assentamento São Bento, em Mirante do Paranapanema. “Estou trabalhando dia e noite para organizar o seminário”, disse.

Apesar de exercer liderança sobre a maioria dos sem-terra do Pontal, Rainha não participou de nenhuma das ações do “abril vermelho”, marcado por invasões de fazendas e agências bancárias na região. “Já dei minha contribuição em fevereiro”, justificou. Ele se referia às ações do carnaval, quando seus liderados, em parceria com sindicatos ligados à CUT, invadiram 14 fazendas. Segundo Rainha, a luta pela terra é importante, mas também é preciso dar condições para os que já estão assentados. “Estamos com um projeto que vai ajudar as famílias a ter renda própria. Não é para ficar dependendo só do governo.”

Pinhão manso

O encontro vai discutir a cultura do pinhão manso, a planta que Rainha acredita ser a mais adequada para produzir biodiesel na região. Estarão presentes representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), universidades e órgãos de pesquisa. Técnicos irão mostrar o potencial da planta para a produção do óleo.

O projeto foi apresentado ao Ministério de Desenvolvimento Agrário e à Caixa Econômica Federal (CEF). Rainha quer que o governo o financie. "Está dentro dos propósitos do presidente Lula, de produzir biodiesel e ao mesmo tempo desenvolver a agricultura familiar."

O evento terá também caráter político. Rainha convidou o ex-ministro José Dirceu e espera convencê-lo a lançar sua campanha pró-anistia durante o encontro. Para o lançamento oficial da fábrica de biodiesel, em data a ser definida, o líder dos sem-terra espera contar com a presença do presidente. "É um projeto do governo Lula", disse.

Tags: José rainha