PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

PR: Incentivo ao biodiesel


Paraná On-line - 19 abr 2006 - 21:50 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

O coordenador do Programa Nacional de Biodiesel do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Arnoldo de Campos, participa, hoje, em Francisco Beltrão, do seminário “Sustentabilidade Ambiental e Geração de Renda”, promovido pelo Sistema de Cooperativas de Comercialização da Agricultura Familiar Integrada (Coopafi) e a Cooperativa Iguaçu de Prestação de Serviços (Cooperiguaçu), que vai enfocar a produção do biodiesel e de óleos vegetais no Sudoeste do Paraná.

O primeiro passo no sentido de incentivar a produção de oleaginosas da agricultura familiar para a fabricação de biodiesel, segundo o coordenador do programa, passa por uma espécie de teste vocacional da região. Em outras palavras, as entidades representantes do setor devem identificar as culturas mais adequadas às condições do Sudoeste, onde já existem, por exemplo, experiências com soja e girassol.

No restante do País, são desenvolvidos projetos com a mamona, o dendê, o nabo forrageiro e a canola, entre outras. Recentemente, o governo do presidente Lula definiu o marco legal desse programa, instituindo que, a partir de janeiro de 2008, passe a ser obrigatória a adição de biocombustível no óleo diesel comercializado, na proporção de 2%. Depois de 2013, esse percentual sobe para 5%.