PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Pesquisador da Embrapa aponta viabilidade estratégica do Biodiesel


Embrapa Instrumentação Agropecuária - 29 mar 2006 - 22:08 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

Apontar as razões para o desenvolvimento do biodiesel como forma de reduzir o efeito estufa no planeta é a tônica da palestra que o pesquisador e chefe-geral da Embrapa Instrumentação Agropecuária, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento fará , dia 30 de março, às 10h30, durante a V Conferência Ibero-americana de Ciência, Tecnologia e Empresa que acontece no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, em Brasília-DF.

Martin Neto que tem se dedicado à pesquisa do plantio direto como atenuante do efeito estufa, pela capacidade que a técnica tem de seqüestrar carbono, levanta duas grandes razões para o uso de biodiesel, sendo a primeira delas voltada para a proteção do meio ambiente. Segundo ele, uma tonelada de biodiesel evita a produção de 2,5 toneladas de gás carbônico, um dos principais responsáveis pelo efeito estufa.

O Outro motivo é de ordem econômica e trata-se do posicionamento estratégico na busca de substitutos para os derivados de petróleo. O pesquisador ainda vai apontar vários motivos do ponto de vista econômico e social para a produção de biodiesel no Brasil, vantagens e desvantagens, potencial do país e cenário atual.

O fortalecimento do agronegócio, desenvolvimento regional sustentado, geração de emprego e renda (diretos e indiretos), inclusive no campo, redução das emissões de CO2, reduzindo efeito estufa, redução da dependência do petróleo/diesel importados - o Brasil importa seis milhões de m3 de diesel por ano, substituição de combustível fóssil por renovável, estão entre as razões para alavancar a produção do biodiesel.

Martin Neto também vai mostrar a necessidade de pesquisa e inovação no tema para gerar produtos com preços competitivos e com características compatíveis do uso como combustíveis. Entre essas pesquisas está a análise do teor e qualidade do óleo em sementes e grãos, por meio de técnicas avançadas, como a ressonância magnética nuclear.

Joana Silva - Jornalista