PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

MS terá indústria de biodiesel


Monitor Mercantil - 27 mar 2006 - 20:00 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

A empresa Rural Biodiesel S/A, com sede em Eldorado (MS) vai investir R$ 41 milhões na implantação de uma indústria para transformação de óleos vegetais em Biodiesel. A princípio, a Rural Biodiesel pretende produzir o biodiesel a partir do óleo de soja, abundante na região e hoje com preços compensadores. O biodiesel produzido pela empresa será destinado ao consumo interno e para exportação.

Nova empresa informa que a princípio a indústria vai trabalhar com óleo de soja, mas a médio prazo será incorporada a ela uma esmagadora que processará outras oleaginosas para extração de óleos vegetais. Umas das alternativas, segundo os empresários é o pinhão-manso, planta perene, nativa das Américas e que produz grande quantidade de sementes, até 12 toneladas por hectare e alto índice de óleo, cerca de 38% de seu peso.

A cultura do pinhão-manso já está sendo pesquisada pela empresa que implantou 16 hectares de lavoura em diferentes espaçamentos e tratos culturais e o comportamento produtivo das plantas está sendo acompanhado por pesquisadores da Embrapa-Centro-Oeste.

A localização da industria da Rural Biodiesel está sendo estudada pelos empresários, mas eles garantem que será em um dos municípios da região Sudoeste.