PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Massey expõe tratores aptos para trabalhar com biodiesel


Assessoria - 20 abr 2006 - 16:16 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

Em função do crescente interesse pela utilização do biodiesel, combustível feito a partir de óleos vegetais ou animais, a Massey Ferguson tem procurado esclarecer alguns pontos importantes a respeito deste combustível e das condições para utilização do mesmo em suas máquinas agrícolas.

As misturas (mesclas) de biodiesel com diesel mineral são definidas pela legislação brasileira através da ANP – Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Atualmente a ANP permite a adição de 2% de biodiesel no diesel mineral, sendo que, a partir de Janeiro de 2008, este percentual vai ser obrigatório, com aumento do permitido para 5%.

Qualquer outra mistura diferente da aprovada pela ANP pode causar danos aos tratores e colheitadeiras, alerta o coordenador de Marketing da Massey Ferguson, Eduardo Souza. Ele se refere a misturas que estão sendo usadas aleatoriamente por produtores que estão abastecendo o maquinário com óleo de soja, até mesmo já usados em frituras e outras oleaginosas. “Este é um procedimento errado e que pode causar sérios prejuízos às máquinas como problemas principalmente no sistema de injeção e em outras partes do motor. Além disso, já foi comprovado em testes que o trator abastecido com misturas caseiras tem rendimento e vida útil menor”, ressaltou.

Outro ponto abordado por Eduardo é o comprometimento do projeto de biodiesel, caso esta prática continue acontecendo nas fazendas. “O que pode acontecer é que na hora em que o mercado esteja disponibilizando o biodiesel, o produtor considere o procedimento não adequado para o uso, já que, fez experiências caseiras e tecnicamente não recomendadas. E na verdade, o biodiesel corretamente composto e usado é uma alternativa para o consumo da soja e de outras plantas como combustível. Aconselho aos produtores que não façam testes neste sentido porque a indústria está trabalhando com seriedade para levar o que é seguro e garanta maior rendimento e vida útil das máquinas para o mercado”, explicou.

Nesse contexto, os tratores e colheitadeiras da Massey Ferguson já estão aptos a operar com as mesclas de biodiesel autorizadas pela ANP, sem nenhuma necessidade de adaptação ou alteração de rendimento. A marca também já está preparada para 2008, ou seja, todos os equipamentos já podem operar com até 5% de biodiesel (mescla B5).

Algumas instituições de pesquisa estão utilizando misturas com maior percentual de biodiesel ou até 100% do combustível em tratores Massey Ferguson. Esta utilização, porém, é apenas em caráter experimental, sendo que ainda não estão disponíveis dados de consumo ou de rendimento com estes percentuais. É importante salientar que, defeitos no motor, decorrentes da utilização de combustíveis não liberados não são cobertos por nenhum tipo de garantia.