PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Leilão de biodiesel promete vender 170 milhões de litros


Jornal O Tempo - BH - 29 mar 2006 - 18:11 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

 O Governo Federal realiza amanhã, o segundo leilão de biodiesel. A expectativa é a compra de 170 milhões de litros que, somados aos 70 milhões arrematados em 2005, irão representar um total de 100 mil agricultores familiares envolvidos com a produção de oleaginosas.

Este montante significa que o Brasil atingirá 29% da demanda de B2, que corresponde a 820 milhões de litros. Para o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, o Brasil está fazendo uma opção estratégica ao eleger o novo combustível como um projeto de inclusão social e desenvolvimento econômico.

Com o leilão, o governo dá continuidade às ações de absorver a oferta de biodiesel, beneficiando agricultores familiares. A concorrência será maior que no primeiro leilão, já que desta vez estarão participando oito empresas com projetos de biodiesel.

A idéia é comprar o produto para a criação de um mercado consumidor e, assim, gerar um aumento na produção, para a implantação do novo combustível na matriz energética brasileira.

Os participantes farão as ofertas por meio eletrônico. As regiões Centro-Oeste e Sudeste, tem 43% e 22%, respectivamente, de atuação. A região Nordeste ainda se mantém bastante competitiva, com 22% da oferta do leilão.

A intenção é antecipar a oferta e a compra do biodiesel já que o prazo para a obrigatoriedade plena da mistura em todo o território nacional é janeiro de 2008. O Governo vai comprar o combustível dentro das regras do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel.

Está previsto para o final de abril um novo leilão, quando devem ser oferecidos para a compra cerca de 400 milhões de litros.