PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Derivados do girassol dão lucros em Mato Grosso


Diário de Cuiabá - 28 mar 2006 - 07:08 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

As sementes de girassol têm várias aplicações, entre elas, a fabricação de azeite comestível, de qualidades semelhantes às de outros que são empregados na culinária, aponta o técnico agrícola da Empresa Mato-grossense de Assistência e Extensão Rural (Empaer), José Lopes dos Santos. “Os pequenos produtores podem utilizar as sementes de girassol para aumentar a renda, vendendo para as empresas de extração de azeite”, afirma.

Ele explica que com a sobra das sementes após a extração do azeite, a chamada torta de resíduos - bastante rica em proteínas – pode ser utilizada com êxito na alimentação das vacas leiteiras e engorda de suínos. As sementes podem ser empregadas na alimentação de aves e pássaros, em grãos ou triturados e misturados com outros produtos que compõem as rações balanceadas. “Além de ter um valor comercial, a semente de girassol pode ser empregada na alimentação direta das criações”, destaca Lopes.

Existe também a expectativa da utilização da venda das sementes para a produção do biodiesel, que é produzido a partir de óleos vegetais, novos ou usado, ou gorduras animais.