PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Com as dúvidas sobre o programa do Biodiesel, produtores rurais mostram-se otimistas


Rádio CDN - 30 mar 2006 - 06:01 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

Combustível biodegradável derivado de fontes renováveis. Pode ser obtido a partir de gorduras animais e de óleos vegetais. Até aí, pode ter sido difícil entender o que na verdade é o biodiesel, esse assunto tão comentado ultimamente.

É mais fácil dizer que ele poder ser obtido por espécies vegetais, como a mamona, a palma, o girassol, o babaçu, o amendoim, o pinhão manso, a soja, entre outras.

O Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) objetiva a implementação de forma sustentável, tanto técnica, como economicamente, a produção e uso do Biodiesel. Ele quer dar enfoque na inclusão social e no desenvolvimento regional, pois, se a produção der certo muitos empregos serão gerados. Conseqüentemente, renda também.

Falando nisso, a base do biodiesel é a parte social, pois gerará emprego. Ambiental, já que não agride o meio ambiente. E mercadológica, ou seja, ajudará no crescimento da economia.

Ultimamente, no Rio Grande do Sul, os prejuízos da seca com a agricultura entristecem os produtores. O biodiesel representa um novo fôlego e uma nova esperança para a agricultura familiar. No entanto, as expectativas ainda são poucas, pois, a incerteza sobre o programa de biodiesel é grande.

O produtor Guido Alfredo, tem propriedade em Santana da Boa Vista. Ele conta que como produtor, sempre esteve informado sobre a questão. Ele pensa na posteridade, reconhece que é preciso plantar no presente o que iremos colher no futuro. Para o produtor, o petróleo é finito. Nesse contexto, a saída necessária para o problema é o biodiesel. Para mostrar a força de sua credibilidade com relação ao novo combustível, o produtor diz que já se posicionou sobre o assunto na câmara de vereadores de seu município. O resultado, foi de que conseguiu sementes de mamona e hoje planta na sua propriedade. Ele diz que deu certo.

Assim como Guido Alfredo, também existem mais pessoas preocupadas em apoiar essa idéia, inclusive para ajudar a outras pessoas. Cícero Genro, é engenheiro florestal e conta que em Palmares do Sul, próximo a cidade de Osório, está sendo criado um projeto com 30 famílias de assentados.

A idéia consiste em consorciar uma espécie comercial de planta como a palmeira real, com árvores frutíferas, culturas anuais e espécies nativas. A ligação disso com o biodiesel? O engenheiro responde que como são plantas de ciclo curto, a mamona poderá ser introduzida dentro desse sistema. O assentado,só terá a ganhar, já que isso irá representar o seu sustento. No entanto, eles pouco sabem sobre o biodiesel. As dúvidas são muitas, as noções são poucas.