PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Colunas: Secretaria de Bioenergia


Diário do Nordeste e NoOlhar - 08 abr 2006 - 18:03 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

Lêda Maria - Diário do Nordeste:

Diagnóstico do biodiesel

O deputado Ariosto Holanda (PSB-CE), relator do tema biodiesel no Conselho de Altos Estudos, conta que depois de Dilma Rousseff deixar o Ministério das Minas e Energia - hoje na Casa Civil - o programa ficou ´acéfalo. Não há um órgão que gerencie´, lamenta.

Secretaria de Bionergia


A política de biodiesel está dispersa em 11 ministérios, sem um gestor central. Consciente da importância do biodiesel para a geração de emprego no semi-árido, Ariosto articulou projeto de criação da Secretaria Especial de Bioenergia, com apoio da bancada do Nordeste. E o presidente da Câmara, Albo Rebelo, disse que levará a proposta ao presidente Lula.

Foco na cidadania


Caberá ao órgão integrar as ações dos ministérios e entidades federais, definindo o que for ser necessário para a implementação das políticas públicas de bioenergia. Vai também planejar, fomentar e estimular a produção, comercialização e o uso racional da bioenergia com foco no desenvolvimento sustentável e na cidadania.

Jocélio Leal - No Olhar:

Nem Mãe

Biodiesel e álcool estão juntos na proposta de criação da Secretaria Especial de Bioenergia, ligada à Presidência da República, que a Câmara dos Deputados vai apresentar ao presidente Lula. O projeto é resultado de trabalho do deputado Ariosto Holanda com José Bauptista Vidal, um dos criadores do Pró-Álcool. Ariosto reclama que o programa do biodiesel está disperso em 11 ministérios, e Vidal aponta que o álcool, no atual governo, "não tem pai nem mãe".