PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Brasil já lidera corrida mundial de biocombustíveis


24HorasNews - 28 mar 2006 - 18:06 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

Produtores brasileiros, sem qualquer tipo de subsídio ou incentivo governamental, estão colocando o país na liderança mundial de agroenergia e biocombustíveis. Só no Estado de São Paulo, estão sendo construídas 89 novas usinas sucroalcooleiras, que entrarão em funcionamento até 2010.
    
     Unidades industriais também estão sendo implantadas em praticamente todos os outros Estados para produzir açúcar, etanol e biodiesel. “O mercado interno exige volume cada vez maior de produção e o externo está ávido para importar nosso etanol e biodiesel”, afirma Ronaldo Knack, presidente da Feira Internacional de Agroenergia e Biocombustíveis – Enerbio/2006.
    
     O evento será promovido em São Paulo de 13 a 15 de novembro no Transamerica Expo Center e servirá de vitrine para mostrar ao país e ao mundo a tecnologia desenvolvida em biocombustíveis e agroenergia no país nos últimos 30 anos. Através do Núcleo de Conhecimento da Enerbio/2006, será promovida simultaneamente à feira a 1ª Conferência Internacional de Biocombutíveis.
    
     “Além da produção de etanol e biodiesel, o Brasil já está produzindo para testes as células combustível a hidrogênio, que utilizam como fonte de matéria prima, álcool anidro, o mesmo que é misturado na proporção de 20% à nossa gasolina. Este vem sendo apontado como o combustível do futuro, por ser 100% limpo, renovável e ecologicamente correto”, garante Ronaldo Knack.
    
     A produção de agroenergia pode também colocar os produtores de grãos, de óleos vegetais e de sebo animal numa condição privilegiada, abrindo os mercados interno e externo para a produção de biocombustíveis. “Trata-se de uma iniciativa de inclusão social, geração de empregos e distribuição de renda, notadamente no momento em que os preços das commodities agrícolas estão em baixa”, explica Ronaldo Knack.