PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Biodiesel: Ale prevê ter 350 postos até dezembro


Invertia - 20 abr 2006 - 08:27 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

A Ale Combustíveis, empresa com sede na capital mineira, anunciou ontem a inauguração em Taguatinga, cidade satélite de Brasília, do 100º posto da rede com biodiesel nas bombas. A companhia, que iniciou pioneiramente em março de 2005, a venda desse óleo lubrificante de origem vegetal, espera chegar ao final do ano com 350 postos comercializando o produto.

Segundo o superintendente da empresa, Cláudio Zattar, já em maio próximo, 150 postos da marca venderão o diesel misturado com 2% de biodiesel. Para alcançar a sua meta anual, a empresa pretende investir R$ 15 milhões até dezembro. Os investimentos serão destinados basicamente a adaptações técnicas de logística. "O programa do biodiesel está tomando corpo no País", declarou.

O biodiesel utilizado pela Ale é produzido a partir da palma, pela empresa Agropalma, no estado do Pará, circunstância que eleva os custos com o transporte do produto até os estados do Sudeste. O sistema de estocagem nas bases de distribuição também é especial, já que necessita de misturadores e dosadores. O executivo informou que, nos últimos 12 meses, a empresa já comercializou 20,5 milhões de litros de biodiesel. O produto foi responsável por um aumento de 3% da participação de mercado nos estados em que a distribuidora comercializa o combustível.

Dos cem postos que já oferecem o biodiesel, 48 estão em Minas Gerais, 16 no Rio de Janeiro, 24 em São Paulo e 12 em Goiás e Distrito Federal. O diretor superintende da Ale revelou que está havendo, também, uma grande procura pelo biodiesel por parte de empresas de transporte urbano e rodoviário.

Hoje, aproximadamente 70 grandes clientes consomem mensalmente 2,8 milhões de litros de biodiesel. Entre as empresas estão a Viação Euclásio, que opera linhas em Belo Horizonte, a Transportes Três Gerações, em São Paulo, Zanca Transportes, em Campinas e aTransgafer, em Goiânia.