PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Shell e Ipiranga aderem ao programa de biodiesel no transporte coletivo do RJ


PanoramaBrasil - 11 jul 2007 - 07:38 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

O pioneiro programa de biodiesel no transporte coletivo do Rio de Janeiro acaba de ganhar mais dois reforços de peso: Ipiranga e Shell. Com as duas empresas e a já parceira BR Distribuidora, o "B5 na Frota de Ônibus do Estado", que visa abastecer toda a frota rodoviária do estado com a mistura do biocombustível a 5% (B5), passa a contar com as três maiores distribuidoras de combustível do país.

Programa - De acordo com a Secretaria de Transportes do Rio, idealizadora do programa, o objetivo é que toda a frota do estado seja abastecida com a mistura de biodiesel a 5% até o final do ano: cerca de 18,3 mil ônibus. Nesta fase inicial, 3,5 mil deles já vão rodar com o B5. Quanto ao abastecimento, a maioria ficará a cargo da BR (1,5 mil ônibus), enquanto Shell e Ipiranga abastecerão 1 mil deles cada uma.

De acordo com o coordenador de Mercado Consumidor da Ipiranga, Milton Ferreira, e o gerente de Vendas de Mercado Comercial da Shell, Douglas Dal Gallo, o diesel com adição de 5% de biodiesel começa a chegar às garagens das empresas de ônibus já na próxima semana. "A Shell abastece cerca de 20% dos veículos de transporte de passageiros do Rio. Como nossa participação no programa começa às vésperas do Pan, selecionamos cinco empresas que atendem às regiões próximas aos estádios, como Barra e Tijuca, para termos um Pan verde, com menos poluição", afirma Dal Gallo, se referindo aos Jogos Pan-Americanos - realizados este ano acontecem na cidade e que começam na próxima sexta-feira (13).

Já a Ipiranga, responsável pelo abastecimento de 55% da frota de ônibus que circula no estado, selecionou 12 empresas para o teste inicial. Neste caso, fornecerá o B5 a veículo que rodam na Zona Oeste, em municípios da Baixada Fluminense e em Petrópolis, Região Serrana. "Não poderíamos ficar de fora de um projeto desta importância. E a tendência é que a gente inclua mais empresas de ônibus no programa", revela Milton Ferreira. Além de BR, Shell e Ipiranga, o programa do governo do Rio tem como parceiros Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro), Volkswagen e Mercedes-Benz.

com Canal do Transporte