PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
analises

[Análise] A nova regra do leilão


BiodieselBR.com - 04 ago 2009 - 11:47 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:09

O governo definiu na semana passada que será negociado 460 milhões de litros de biodiesel no 15º leilão a ser realizado no final de agosto. Com isto, a comercialização de biodiesel no segundo semestre alcançará 920 milhões de litros nos leilões da ANP. Um aumento de 40,7% em relação ao segundo semestre de 2008, quando foram comercializados 654 milhões de litros.

Definidos os volumes, o setor aguarda a divulgação do edital, e principalmente, do preço máximo. Historicamente no último trimestre do ano o preço do óleo de soja no mercado interno se descola do mercado internacional, e fica mais alto que a cotação de Chicago. O receio das indústrias é que a ANP estabeleça um preço teto com base nos preços atuais do óleo de soja e diminua o valor em relação ao leilão anterior.

O MME fez ainda uma mudança nesse leilão que irá alterar a maneira como as usinas fazem seus lances. Agora as usinas só poderão dar duas ofertas para cada lote, anteriormente eram três. Essa pequena mudança implica em várias conseqüências. A principal delas deve ser a diminuição no preço do biodiesel ofertado, já que as usinas terão uma opção de preço a menos para oferecer, e essa opção na maioria dos casos era a mais alta.

Outro possível desdobramento é uma concentração maior do biodiesel arrematado. As usinas não vão querer perder mercado e as maiores unidades que já vinham vendendo mais de 60% de sua capacidade, podem vir a vender seu limite, tirando assim, mercado de outras usinas.

O real impacto dessa mudança só será sentido depois de terminado o leilão, mas não a dúvidas que a alteração foi feita para tentar diminuir o preço final do produto.

Tags: L15