015

Pesquisa com as usinas: diagnóstico do setor de biodiesel


BiodieselBR.com - 29 mar 2010 - 14:15 - Última atualização em: 19 dez 2011 - 17:15
Alice Duarte, de Curitiba

O desenvolvimento da capacidade industrial, alavancada pelo setor privado, foi um dos fatores essenciais que possibilitaram a antecipação do B5 para janeiro de 2010. Mas o que pensam os empresários a respeito dos assuntos mais relevantes do setor de biodiesel?

Um detalhado diagnóstico da indústria será revelado em uma pesquisa inédita realizada pelo grupo BiodieselBR. Durante os meses de dezembro de 2009 e janeiro de 2010 foram contatadas mais de 100 usinas. O objetivo da pesquisa foi diagnosticar as tendências de atuação das unidades produtivas acerca do uso de matérias- primas, mudanças nos leilões, nível de verticalização da produção e planos de expansão.

Os empresários também puderam contribuir com opiniões sobre o funcionamento do selo Combustível Social, as possíveis soluções para o aumento da demanda, as principais ameaças ao desenvolvimento do setor, a melhor forma de comercialização do biocombustível e a atuação das empresas em um ambiente de livre mercado.

Nos gráficos a seguir, complementamos a reportagem de capa desta edição sobre os leilões de biodiesel antecipando alguns resultados da pesquisa.

O resultado completo desta extensa avaliação será conhecido em breve com a publicação, pelo grupo BiodieselBR, do Anuário da Indústria do Biodiesel no Brasil 2005 – 2009, mostrando toda a trajetória do setor produtivo no país.

Opinião usinas


Opinião usinas

Opinião usinas
opinião