006

Moringa: Sementes


BiodieselBR - 06 nov 2007 - 16:13 - Última atualização em: 23 jan 2012 - 11:30

Em outro ponto do país, no município de Eldorado, no Mato Grosso do Sul, o Grupo Rural plantou um hectare de moringa há cerca de seis meses. O produtor Maurício Möller, diretor do grupo, explica que o cultivo é destinado à produção de sementes da planta. “A principal barreira hoje para o avanço da cultura é o desconhecimento, a falta de informações. Além disso, é difícil conseguir sementes certificadas, pois ainda não há inscrição da planta no Registro Nacional de Cultivares (RNC)”, diz.

O objetivo agora, com um hectare plantado, é conhecer o cultivo e produzir sementes próprias. “Acreditamos que a moringa tem várias possibilidades de utilização, como a produção de biomassa, biogás, forragem para o gado e a produção de óleo. Poderá ser utilizada também para produção de álcool. Mas muitos estudos ainda são necessários”, completa Möller.

Ele conta que o Grupo Rural se interessou pela moringa oleífera na Holanda, em junho do ano passado, durante um congresso promovido pela organização não-governamental Fact Fuel. “O que mais nos chamou a atenção foi o potencial de produção de biomassa, com altos níveis de material graxo. Resolvemos, então, plantar um hectare para observar o desenvolvimento da planta”, comenta.