BiodieselBR

Produção das usinas em novembro beirou os 700 mil m³

Volume de biodiesel fabricado no penúltimo mês do ano passado superou a demanda em mais de 50 mil m³

BiodieselBR.com 3 min de leitura

A produção nacional de biodiesel vem se mostrando bastante resiliente este ano. Em novembro, as usinas disponibilizaram 699,9 mil m³ para o mercado o que representa uma expansão de 34,8% sobre o volume que foi fabricado no mesmo período do ano anterior – resultado bastante impressionante mesmo quando se considera que ainda estamos sob o efeito do aumento da mistura obrigatória de 10% para 12% ocorrido em abril passado.

Contrariando o histórico dos últimos anos – nos quais a atividade das usinas tendia a desacelerar de forma bastante acentuada depois do pico de outubro –, a produção deste ano atingiu seu ápice em julho entrando numa espécie de platô daí em diante, com o volume fabricado rondando a linha dos 700 mil m³ mensais.

Essa estabilidade na produção apareceu depois de uma revisão relevante nos números de outubro. Inicialmente, a ANP havia reportado que a produção do mês anterior foi de 686,6 mil m³. Agora o valor foi corrigido para 708 mil m³.

A produção nacional de biodiesel vem se mostrando bastante resiliente este ano. Em novembro, as usinas disponibilizaram 699,9 mil m³ para o mercado o que representa uma expansão de 34,8% sobre o volume que foi fabricado no mesmo período do ano anterior – resultado bastante impressionante mesmo quando se considera que ainda estamos sob o efeito do aumento da mistura obrigatória de 10% para 12% ocorrido em abril passado.

Contrariando o histórico dos últimos anos – nos quais a atividade das usinas tendia a desacelerar de forma bastante acentuada depois do pico de outubro –, a produção deste ano atingiu seu ápice em julho entrando numa espécie de platô daí em diante, com o volume fabricado rondando a linha dos 700 mil m³ mensais.

Essa estabilidade na produção apareceu depois de uma revisão relevante nos números de outubro. Inicialmente, a ANP havia reportado que a produção do mês anterior foi de 686,6 mil m³. Agora o valor foi corrigido para 708 mil m³.

Com isso, o único ponto divergente na sequência passa a ser setembro com seus 675 mil m³.

Descolamento

Esse movimento é, ao menos, explicado pelo mercado de diesel que vem se mantendo aquecido o que ajuda a dar suporte ao mercado. No entanto, a produção das usinas e a demanda das distribuidoras tem se descolado nos últimos dois meses.

Em novembro, a produção de biodiesel superou a demanda do mercado interno em cerca de 51,7 mil m³. Mesmo descontadas as exportações registradas em novembro o salto fica positivo em quase de 32 mil m³.

De janeiro a novembro, no entanto, o saldo entre a produção e a demanda está negativo em pouco menos de 13 mil m³. Isso considerando a demanda de 6,77 milhões de m³ do mercado interno e os 96,5 mil m³ de biodiesel que foram exportados.

Sul e Centro-Oeste

A produção tem crescido especialmente entre as usinas das regiões Sul (36,2%) e Centro-Oeste (40,8%).

Em novembro, a Região Sul voltou a liderar o mercado com mais de 300,5 mil m³ fabricados sendo que mais da metade desse volume – 153,5 mil m³ – vieram das plantas do Rio Grande do Sul.

Os fabricantes gaúchos retomaram a liderança do mercado depois de terem sido superados pelas usinas do Mato Grosso em outubro.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
 

Compartilhar: