PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Produção e consumo

Petrobras nega cortes no fornecimento de diesel alegados pelo Minaspetro


Valor Econômico - 25 mar 2022 - 09:22

A Petrobras informou em nota que tem cumprido integralmente suas obrigações contratuais com as distribuidoras e não há cortes no fornecimento de diesel. Mais cedo, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo de Minas Gerais (Minaspetro) afirmou que a Petrobras estava fornecendo 80% da demanda de combustíveis. Também disse que a situação tenderia a se agravar em abril, principalmente em relação ao diesel, porque as companhias distribuidoras não estavam importando devido à guerra da Rússia contra a Ucrânia.

Segundo a Petrobras, no fim de 2021, os pedidos de diesel encaminhados pelas distribuidoras para o mês de março foram “atípicos e superiores ao mercado esperado para este período”. “Após avaliação de disponibilidade, considerando nossa capacidade de produção e oferta, o volume aceito foi inferior aos pedidos atípicos recebidos, mas de acordo com as obrigações contratuais”, acrescentou a companhia em nota.

O Minaspetro reforçou que se reuniu recentemente com representantes das principais companhias distribuidoras do Brasil e que a informação passada é de que as empresas não estavam importando.

Dados da balança comercial brasileira divulgados no início da semana mostram que as importações de óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos crus em março, até o dia 22, aumentaram 214,88% em comparação com o mesmo intervalo de 2021, para US$ 214,88 milhões. As importações de óleos combustíveis de petróleo ou de minerais betuminosos (exceto óleos brutos), por sua vez, aumentaram 53,97%, para US$ 661,89 milhões.

O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) não respondeu ao pedido de entrevista.

Cibelle Bouças – Valor Econômico