PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Produção e consumo

Mercado contratou 1,30 milhão de m³ para abastecer o 5º bimestre


BiodieselBR.com - 04 set 2023 - 17:28

O embalo inicial que a retomado do B12 vinha dando às usinas biodiesel ao longo dos últimos meses parece estar começando a perder força. Segundo dados da ANP, foram contratados um pouco mais de 1,30 milhão de m³ para garantir a demanda da mistura obrigatória durante o 5º bimestre (5B). Esse resultado encerra uma sequência de altas nos volumes contratados que vinha se mantendo ao longo dos últimos três bimestres.

Na comparação com as contratações fechadas no mesmo período do ano passado, a alta foi de 16,6%. Abaixo, portanto, dos 20% que seria de se esperar levando em conta somente o aumento do mandato determinada em março pelo CNPE. Nos últimos dois bimestres as contratações ficaram acima dessa linha base – foram 21,1% mais no 3B e 27,4% no 4B.

Isso parece indicar que as distribuidoras estão menos empolgadas sobre o futuro do mercado. Convertido em B12, o volume de biodiesel puro contratado é suficiente para garantir a colocação de 10,8 milhões de m³ de óleo diesel B. A quantidade está 2,4% abaixo do que volume de diesel que foi movimentado entre os meses de setembro e outubro de 2022.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR