Consultoria diz que produção de biodiesel deve diminuir no país
A "quebra" da produção brasileira de soja na safra 2011/12, em virtude da severa estiagem que prejudicou as lavouras da região Sul do país, deverá provocar uma redução de 0,6% na produção nacional de biodiesel neste ano, de acordo com estimativa da Tendências Consultoria. A produção deverá alcançar 2,66 bilhões de litros, ante os 2,67 bilhões de 2011, interrompendo uma escalada iniciada em 2005 e que deverá ser retomada no ano que vem, a partir da prevista recuperação da colheita da oleaginosa, que deve bater novo recorde neste ciclo 2012/13.
Ocorre que, dada a eficiência da cadeia brasileira da soja, o óleo extraído do grão é a matéria-prima de mais de 80% do biodiesel produzido no país. Com a "quebra" da safra 2011/12, a retração da oferta de soja para biodiesel em 2012 está estimada em 12% pela Tendências.
Apesar da menor produção, a capacidade ociosa da indústria brasileira de biodiesel segue grande. No primeiro semestre, realça a consultoria, voltou a superar 50%, o que continua a alimentar o lobby pela elevação do percentual de mistura obrigatório do biodiesel no diesel no país, hoje em 5%. A Tendências também destaca que os preços de venda do biocombustível nos leilões da ANP não acompanharam a valorização do mercado de óleo de soja em geral.
Fernando Lopes