Brasil produziu 726,7 mil m³ de biodiesel em maio
A produção brasileira de biodiesel no mês de maio foi de 726,7 mil m³. Os números foram divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na tarde deste sexta-feira (21) e confirmam que o setor tem tido dificuldades para atingir o nível de atividade que seria necessário para cobrir toda a demanda do B14. Nos três meses que se passaram desde a introdução da nova mistura, a cadeia tem apresentado balanço negativo entre oferta e demanda.
Embora a ANP ainda não tenha divulgados os dados finais a respeito da demanda de óleo diesel, nessa segunda-feira o painel dinâmico da agência indica que as vendas do derivado haviam fechado o último mês por volta dos 5,64 milhões de m³ – estável em relação ao volume comercializado no mesmo período do ano passado. Descontadas as vendas de diesel marítimo (estimadas em 112,8 mil m³), a demanda por biodiesel se aproximaria dos 775 mil m³
Até abril, o somatório da produção ainda tinha saldo positivo de 15,3 mil m³ sobre a demanda interna e as exportações do período. Agora, ficam faltando 32,6 mil m³.