Evonik inicia construção de fábrica de metilato em Singapura
A Evonik confirmou na semana passada que está iniciando a construção de sua quarta unidade dedicada à produção de metilato de sódio. De acordo com a nota divulgada pelo grupo empresarial alemão, a nova planta vai ser instalada em Singapura e terá a missão de atender à demanda dos países do Sudeste Asiático.
Segundo a Evonik a previsão é que a fábrica de Singapura tenha capacidade para produzir até 100 mil toneladas de metilato por ano e fique pronta até o final de 2024.
O montante exato que será investido nesse projeto não foi revelado. A nota se limitou a informar que o custo deverá ficar dentro de um intervalo 30 e 60 milhões de euros. Pelo câmbio de hoje isso daria algo entre 165 e 325 milhões de reais.
A Evonik tem planos para disputar a liderança do mercado global de alcóxidos – classe de substâncias na qual o metilato de sódio está inserida.
Insumo do biodiesel
Embora tenha outras aplicações, a produção de biodiesel é o principal destino para o metilato de sódio onde é usado como catalisador para acelerar a transformação dos óleos e gorduras renováveis em biocombustível.
Nos últimos anos, a produção de biodiesel no Sudeste da Ásia vem experimentando um crescimento bastante relevante. O avanço têm sido puxado principalmente pelos mercados da Indonésia e da Malásia.
280 mil toneladas
A Evonik já conta com outras três planas de metilato: Rosário, na Argentina; Mobile, nos Estados Unidos e Lülsdorf, na Alemanha.
Quando a unidade de Singapura tiver sido completada, a empresa vai contar com pelo menos 280 mil toneladas ano de capacidade produtiva.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com