PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Insumo

Evonik inicia construção de fábrica de metilato em Singapura


BiodieselBR.com - 08 mai 2023 - 08:53

A Evonik confirmou na semana passada que está iniciando a construção de sua quarta unidade dedicada à produção de metilato de sódio. De acordo com a nota divulgada pelo grupo empresarial alemão, a nova planta vai ser instalada em Singapura e terá a missão de atender à demanda dos países do Sudeste Asiático.

Segundo a Evonik a previsão é que a fábrica de Singapura tenha capacidade para produzir até 100 mil toneladas de metilato por ano e fique pronta até o final de 2024.

O montante exato que será investido nesse projeto não foi revelado. A nota se limitou a informar que o custo deverá ficar dentro de um intervalo 30 e 60 milhões de euros. Pelo câmbio de hoje isso daria algo entre 165 e 325 milhões de reais.

A Evonik tem planos para disputar a liderança do mercado global de alcóxidos – classe de substâncias na qual o metilato de sódio está inserida.

Insumo do biodiesel

Embora tenha outras aplicações, a produção de biodiesel é o principal destino para o metilato de sódio onde é usado como catalisador para acelerar a transformação dos óleos e gorduras renováveis em biocombustível.

Nos últimos anos, a produção de biodiesel no Sudeste da Ásia vem experimentando um crescimento bastante relevante. O avanço têm sido puxado principalmente pelos mercados da Indonésia e da Malásia.

280 mil toneladas

A Evonik já conta com outras três planas de metilato: Rosário, na Argentina; Mobile, nos Estados Unidos e Lülsdorf, na Alemanha.

Quando a unidade de Singapura tiver sido completada, a empresa vai contar com pelo menos 280 mil toneladas ano de capacidade produtiva.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com