Informações

MP faz operação em escritórios da PBio; 3 diretores são substituídos


BiodieselBR.com - 26 set 2024 - 11:55 - Última atualização em: 30 set 2024 - 08:54

Nesta terça-feira (24), os escritórios da Petrobras Biocombustível (PBio) no Rio de Janeiro (RJ) e em Montes Claros (MG) foram alvo de uma operação de busca e apreensão por parte do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e da Receita Estadual. A ação faz parte de uma investigação sobre fatos ocorridos em 2019.

Segundo informações de "O Globo", a investigação diz respeito a possíveis fraudes tributárias envolvendo uma das fornecedoras de sebo bovino usado na produção de biodiesel pelo braço de biocombustíveis do Grupo Petrobras. Em nota encaminhada ao diário carioca, a Petrobras confirmou a busca e apreensão e disse que – junto com sua subsidiária – está "colaborando com as autoridades".

A PBio é dona de duas usinas de biodiesel: uma em Candeias (BA), com capacidade para fabricar até 304,3 mil m³ de biodiesel por ano, e outra em Montes Claros (MG), com 196,3 mil m³ instalados. Isso equivale a 3,4% do parque industrial brasileiro. A empresa também tem uma usina em Quixadá (CE), que foi hibernada no final de 2016.

No entanto, a empresa tem uma participação no mercado brasileiro menor do que poderia. Em 2023, a PBio comercializou 91 mil m³ de biodiesel – representando 1,2% em relação aos 7,3 milhões de m³ totais.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR