PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

Com crescimento de 27%, biodiesel ajuda a amenizar perdas na cadeia da soja


BiodieselBR.com - 30 out 2024 - 10:04

Com um crescimento previsto de 27% para este ano, a indústria de biodiesel deverá ser o ponto positivo dentro da cadeia da soja, que, no geral, deve recuar cerca de 5,8%, movimentando R$ 521,3 bilhões. Essa conclusão vem da mais recente atualização do PIB da Cadeia da Soja e do Biodiesel, divulgada ontem (29) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), baseada nos dados dos dois primeiros trimestres de 2024.

O relatório indica que a retração no PIB do setor é resultado da quebra da safra 2023/24. Inicialmente, o mercado projetava uma colheita superior a 163 milhões de toneladas. Contudo, o clima adverso no início do ano fez com que as estimativas caíssem. Em seus números mais recentes, a Conab estima que foram colhidas cerca de 147,3 milhões de toneladas de soja em 2024.

Essa situação resultou em uma queda de 13,5% no PIB da soja e de 4,7% no setor de agrosserviços, impacto apenas parcialmente compensado pelo avanço de 1,3% no PIB das indústrias que utilizam a soja como matéria-prima principal. Além da indústria de biodiesel, que já foi mencionada, o setor de rações cresceu 2,6%, enquanto o segmento de esmagamento e refino manteve-se praticamente estável, com uma retração de 2,6%.

A queda geral na cadeia ocorre após um avanço de 22% registrado em 2023. Embora a comparação anual seja negativa, caso as projeções atuais se confirmem, a cadeia ainda atingirá o segundo maior volume de sua história, superando de forma significativa os níveis pré-pandêmicos.

Em relação ao PIB da economia brasileira, a cadeia da soja e seus derivados representa cerca de 4,5%.

Empregos

Com base nos dados mais recentes, o número de pessoas ocupadas na cadeia no 2º trimestre (2T) registrou uma variação negativa de aproximadamente 4%. Este ano, foram contabilizadas 2,24 milhões de pessoas ocupadas, contra 2,33 milhões no 2T de 2023.

Os elos agrícolas e de serviços foram os responsáveis pela queda nos indicadores, com uma redução de 6,1% e 4,8%, respectivamente, no número de vagas. Por outro lado, o número de trabalhadores na agroindústria aumentou 17%, chegando a 84,8 mil.

Deste total, o setor de biodiesel representa 16,9 mil vagas.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com