PUBLICIDADE
CREMER2025 CREMER2025
Informações

Cofco envia à China primeira carga de soja sem desmate


Globo Rural - 05 jun 2024 - 11:51

A Cofco International concluiu o primeiro envio de 50 mil toneladas de soja brasileira livre de desmatamento e conversão (Deforestation and Conversion Free, em inglês, ou DCF) à China, como parte do acordo com a Mengniu, também do grupo Cofco. A carga foi descarregada em 31 de maio.

O acordo, iniciado por meio da Taskforce on Green Value Chains for China do Fórum Econômico Mundial (WEF) e da Tropical Forest Alliance (TFA), é o primeiro na China a incluir uma cláusula DCF.

A iniciativa faz parte do objetivo da Cofco de cumprir o compromisso de alcançar uma cadeia de suprimentos de soja livre de desmatamento até 2025 e reduzir as emissões de mudanças no uso da terra em alinhamento com sua estratégia climática.

“Hoje, mais do que nunca, nossa indústria deve tomar medidas para ajudar a fortalecer nossos sistemas alimentares, promovendo práticas agrícolas sustentáveis para proteger o clima, o meio ambiente e ajudar a garantir um fornecimento seguro de alimentos acessíveis para todos, ao mesmo tempo, em que protege os meios de subsistência dos agricultores”, disse Wei Dong, CEO da Cofco International, em nota.

Em preparação para a nova lei europeia antidesmate, a empresa já se programou para adquirir, processar e enviar soja segregada, em que os volumes certificados são mantidos fisicamente separados, da fonte ao processamento, armazenamento e distribuição.

No início de junho, a Cofco enviou para a Irlanda um primeiro lote de farelo de soja da Argentina totalmente rastreável e segregado para testar e alinhar seus sistemas com os requisitos da UE.

“Com base nesse pedido de soja livre de desmatamento, a Cofco provavelmente estimulará mais demanda no mercado chinês e impulsionará toda a cadeia de valor a agir”, disse Jack Hurd, diretor executivo da TFA.

Eliane Silva – Globo Rural