PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
Informações

BiodieselDATA agrega dados individualizados de vendas entre usinas e distribuidoras


BiodieselBR.com - 21 mai 2025 - 08:50

Quem vendeu biodiesel para quem, quando e em que quantidades? Essas questões já podem ser exploradas pelos assinantes da BiodieselDATA – plataforma desenvolvida pela equipe do BiodieselBR.com para agregar dados do setor. Nesta terça-feira (20), foi disponibilizada uma nova ferramenta que permite individualizar os volumes de biodiesel movimentados entre as usinas e as distribuidoras. Os números são mensais e estão disponíveis desde janeiro de 2024.

Antes, o melhor que o mercado tinha à disposição eram números desencontrados.

Sabia-se quanto biodiesel as usinas estavam entregando e quanto as distribuidoras estavam recebendo, mas não era possível ligar os pontos. A nova ferramenta permite superar esse ponto cego e identificar quem são os principais fornecedores de biodiesel de cada distribuidora ativa no mercado nacional – e de onde esse produto está vindo.

Com alguns poucos cliques, por exemplo, é possível descobrir que a Vibra, maior compradora de biodiesel do país com mais de 2 milhões de m³ adquiridos no ano passado, teve como principal fornecedor individual a Oleoplan de Iraquara (BA).

Sozinha, a usina baiana respondeu por aproximadamente 10% de todo o biodiesel que a Vibra comprou em 2024. Foram mais de 204 mil m³, o que correspondeu a 80,4% do total que a distribuidora comprou no Nordeste. Apesar disso, a maior parte do biodiesel comprado pela Vibra veio da Região Sul – mais de 905 mil m³, ou 44,4% do total.

O caminho contrário também é possível: identificar quem são os clientes mais fiéis de cada fabricante de biodiesel e como essas relações vêm evoluindo ao longo do tempo.

BiodieselDATA

Lançada em 2015, a plataforma BiodieselDATA é a maior dedicada inteiramente ao setor de biodiesel. Ela conta com mais de 2 milhões de células que oferecem ao mercado 30 indicadores, 118 tabelas e 225 gráficos.

Assinantes da plataforma podem acessar a nova planilha clicando aqui.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com