Bianchini levanta R$ 149 milhões junto ao BNDES
Duramente atingida pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul entre o final de abril e o começo de maio, a Bianchini acaba de ganhar novo fôlego. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou ter aprovado uma linha de crédito no valor de R$ 149 milhões para a empresa.
Os recursos fazem parte do Programa BNDES Emergencial que tem como objetivo dar apoio à reconstrução da economia gaúcha. Como contrapartida, essas empresas precisam se comprometer a manter os postos de trabalho.
Localizada no município de Canoas, bem às margens do Rio dos Sinos, o complexo industrial da Bianchini foi atingido pelas águas causando danos aos prédios e aos equipamentos bem como a perda de 35 mil toneladas de soja e derivados. Os danos obrigaram a empresa a paralisar sua produção durante vários meses.
No segmento de biodiesel o impacto se concentrou entre os meses de maio e julho. Neste periodo, a produção da Bianchini apresentou um recuo de mais de 86,3%. De 48,8 mil m³ contabilizados em 2023 para apenas 6,67 mil m³ este ano.
O valor concedido pelo BNDES será usado para pagamento de salários e para cobrir gastos extraordinários na recuperação das unidades industriais e das estruturas de armazenamento da empresa.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações do BNDES