PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

Amub é a nova associação de produtores de biodiesel do Brasil


BiodieselBR.com - 05 mar 2021 - 16:34 - Última atualização em: 05 mar 2021 - 18:38

O setor de biodiesel acaba de ganhar sua quarta entidade representativa para se somar com a Abiove, Aprobio e Ubrabio. Na última terça-feira (03), um grupo de 13 fabricantes de biodiesel formalizou a criação da Associação das Menores Usinas de Biodiesel do Brasil (Amub) que reúne exclusivamente usinas de biodiesel de pequeno porte.

Somando a capacidade instalada de todas as usinas associadas, a Amub representa 855,7 mil m³ anuais.

“Na verdade, o grupo já existia. Nós só oficializamos”, reconhece o José Aparecido dos Santos, o Cidinho, sócio da Unibras que foi eleito presidente da Amub. De acordo com o empresário e político, a ideia não é rivalizar com outras entidades que já defendam os interesses do setor de biodiesel – filiadas da Amub não têm que se desligar de outras associações –, mas trabalhar questões específicas. “As pequenas usinas têm pautas que são diferentes das de usinas maiores”, defende

Etapa exclusiva

A articulação entre os pequenos fabricantes já vem mesmo de algum tempo.

No começo de 2017, parte do grupo responsável pela criação da Amub já havia tentado formalizar uma associação. Foi esse grupo inicial que começou a circular no Ministério de Minas e Energia (MME) a ideia de que os leilões de biodiesel deveriam a incluir uma etapa exclusiva para as pequenas usinas.

Apesar de, inicialmente, a ideia não ter sido bem aceita pelo governo federal, o grupo persistiu. Em 2017, uma emenda apresentada por Cidinho – que, então, ocupava o cargo de senador por Mato Grosso – propondo que os pequenos produtores tivessem prioridade nos leilões de biodiesel foi incorporada ao texto final da lei que criou a Política Nacional de Biocombustíveis (Renovabio).

Em meados de 2018, o MME incorporou essa determinação legal à Portaria 311/2018. Segundo o texto elaborado pelo ministério, as distribuidoras terão que adquirir entre 5% e 10% do volume total numa rodada exclusiva para as menores usinas habilitadas.

Tirar a regra do papel, contudo, exigiu mais um esforço coordenado das pequenas usinas. Elas questionaram judicializaram tanto o Leilão 71 quanto no Leilão 78 para cobrar um posicionamento da ANP. Só agora, mais de dois anos e meio depois da edição da Portaria 311/208, é que rodada exclusiva será implementada.

Manutenção dos leilões

A questão para a Amub agora é tentar evitar que essa tenha sido uma vitória de Pirro. No ano passado, o governo anunciou que pretende acabar com os leilões. Se essa previsão se confirmar os três próximos leilões de biodiesel serão os últimos acabando com a rodada exclusiva para os pequenos fabricantes.

“Os leilões são importantes para a sobrevivência das pequenas”, resume Cidinho sinalizando que que a manutenção dos leilões será a próxima bandeira do grupo. “Vamos trabalhar para manutenção dos leilões de biodiesel sejam eles publicos ou privados. Até porque queremos manter a lei que beneficia as pequenas usinas ou vamos ter apenas três rodadas exclusivas”, diz.

Veja abaixo todas as associadas da Amub:

20210305 AmubAssociadas TABELA

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com{/viewonly}