PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Autorizações

Biocapital fora do mercado, Cargill e Biopar (MT) avançam


BiodieselBR.com - 25 mai 2012 - 12:21
biocapital charqueada
Hoje pela manhã foram cassadas as autorizações de operação e comercialização pertencentes à Biocapital, situação que deixa a usina fora do mercado de biodiesel. A decisão foi publicada hoje (25) no Diário Oficial da União entre os Despachos da Diretoria-Geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A usina instalada no município de Charqueada (a 190 km da capital paulista) vinha enfrentando um processo administrativo na agência relacionado à qualidade de seu produto que, segundo a direção da companhia, já tinha alguns anos. No começo deste mês, o jornal carioca O Globo atropelou os fatos ao noticiar que a diretoria da ANP havia decidido punir a empresa.

A despeito do que possa ter acontecido nos bastidores, o destino da companhia parece ter sido selado para valer durante a reunião da Diretoria da ANP realizada no dia 18 de maio. Ontem, o diretor da agência, Allan Kardec Duailibe, teve um encontro com diretores da Biocapital, supostamente para informá-los da decisão.

Com o cancelamento, uma capacidade produtiva equivalente a 296,4 milhões de litros de biodiesel ao ano sai do mercado. O próximo leilão de biodiesel já não terá a participação da empresa.

Cargill e Biopar
Enquanto a Biocapital padece, Cargill e Biopar PaArecis (MT) tem motivos para comemorar. Foram publicadas no Diário Oficial da União de hoje autorizações que beneficiam ambas as empresas.

A Biopar do Mato Grosso foi autorizada a iniciar as obras de expansão de sua usina de biodiesel. A empresa de Nova Marilândia (MT) pretende dar um salto e tanto. Ela quer sair dos atuais 36 milhões de litros anuais para chegar a 121,6 milhões de litros – isso a levaria da atual 38ª para a 25ª posição no ranking das maiores fabricantes de biodiesel do País.

Já a gigante Cargill está um passo mais próximo de sua estreia no mercado brasileiro de biodiesel. A empresa recebeu hoje a Autorização de Operação para a planta que está construída em Três Lagoas (MS). As obras começaram em janeiro de 2011 e já estão concluídas, resta agora apenas a autorização de comercialização e o registro especial da Receita Federal. Estão sendo investidos R$ 130 milhões na nova fábrica.

A usina da Cargill já nasce na elite do mercado brasileiro. Ela terá 252 milhões de litros de capacidade produtiva e deverá ser a 6ª maior do Brasil – posto que pertencia justamente à Biocapital.
 
Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com