Temporada da Copa Truck vai usar 100% biodiesel e terá patrocínio da Be8
Maior fabricante de biodiesel do país, com 12,9% do mercado nacional, a Be8 anunciou nesta quinta-feira (12) ter chegado a um acordo com os organizadores da Copa Truck para assumir os naming rights da temporada 2026 do circuito, que passa a se chamar oficialmente Copa Truck Be8 BeVant. Os valores do patrocínio não foram divulgados.
Além da mudança no nome, todas as 9 corridas programadas para a temporada deste ano serão disputadas por veículos abastecidos 100% com BeVant – tipo de biodiesel destilado desenvolvido pela Be8 que pode ser usado puro em veículos com motores sem qualquer modificação. Lançado oficialmente em 2003, o produto passou a ser oferecido comercialmente há cerca de um ano.
Principal circuito automobilístico brasileiro para caminhões, cada corrida da Copa Truck conta com 40 caminhões em seu grid. O biocombustível já vem sendo testado na pré-temporada da categoria. "Os testes foram acompanhados por equipes técnicas da Be8 e da Copa Truck (...). Essas etapas de análises práticas dão robustez ao produto e reforçam a confiança de que a nossa solução é viável e escalável”, explica Camilo Adas, diretor de Transição Energética e Relações Institucionais da Be8.
Transição energética
Em outubro passado, uma parceria entre a Be8 e a Mercedes-Benz realizou a Rota Sustentável. Às vésperas da COP30, a caravana percorreu cerca de 4.000 quilômetros entre Passo Fundo (RS) e Belém (PA) para demonstrar a viabilidade do biocombustível puro e medir seu potencial para a redução de gases de efeito estufa (GEEs).
A parceria com a Copa Truck tem esse mesmo espírito. “Esta parceria com a Copa Truck marca um novo passo de nossa estratégia de mercado para a oferta de uma solução brasileira renovável, viável, segura e compatível para a descarbonização imediata com operações de alta exigência técnica como as do automobilismo profissional de alto nível”, celebrou Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8. “Nas pistas da próxima temporada, vamos colocar o tema da transição energética no centro da disputa ao lado de grandes empresas do setor automotivo – será um exemplo para o mundo”, completou Battistella.
“Estamos falando de uma parceria que vai além do patrocínio e posiciona a Copa Truck como protagonista na discussão sobre inovação e transição energética, sem abrir mão de performance, competitividade e espetáculo nas pistas”, destacou o CEO da Copa Truck, Carlos Col.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com