PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Tradings agrícolas anunciam investimentos de US$ 10 bilhões no Brasil nos próximos anos


Globo Rural - 09 nov 2023 - 11:08

Executivos das principais tradings agrícolas que atuam no país, como Bunge, ADM, Cofco, Amaggi e LDC, se reuniram há pouco com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e anunciaram investimentos de US$ 10 bilhões no país nos próximos anos, principalmente na área de esmagamento e produção de biocombustíveis, como biodiesel de soja

A diretoria da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) também participou do encontro no Palácio do Planalto, com a presença dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Agricultura, Carlos Fávaro.

"Eles vieram falar da importância do programa de biocombustíveis e que estão preparados para aumentar a mistura do biodiesel ao diesel", afirmou Carlos Fávaro, após a reunião.

Atualmente, a mistura está em 12% com previsão de chegar a 15% em 2026. O governo avalia a possibilidade de antecipar o cronograma para atender à demanda das usinas esmagadoras de soja, mas enfrenta resistências, principalmente da Petrobras, afirmaram fontes do setor de biocombustíveis.

Segundo Fávaro, além do biodiesel, as tradings também vão investir na produção de etanol de milho e de cana.

De acordo com o ministro, a Abiove também agradeceu pela postura do governo brasileiro na questão ambiental. "Eles tinham muitas dificuldades nos últimos anos em dar explicação com aumento do desmatamento, com a inoperância do governo no combate a isso. Eles perceberam o reflexo da melhoria da política comercial", disse.

Executivos de multinacionais presentes ao encontro, como a Cofco, também anunciaram investimentos de recursos privados no programa de conversão de pastagens degradadas em áreas produtivas, que será lançado no próximo dia 22 de novembro, confirmou Fávaro.

Rafael Walendorff e Fabio Murakawa – Globo Rural