Política

Reunião discute importância de biocombustíveis para agricultura familiar


Assessoria MDA - 25 fev 2015 - 10:46 - Última atualização em: 27 fev 2015 - 14:30
MDAUbrabio 250215Nessa terça-feira (24), o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, recebeu representantes da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) para discutir a ampliação do mercado de biocombustíveis, do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB/ MDA) e a diversificação de matéria-prima, dentre outros assuntos. 

O ministro destacou a importância das iniciativas para o meio ambiente e para a geração de renda para os agricultores familiares. “A nossa maior preocupação é como cidadão, com o meio ambiente, e como podemos estimular a agricultura familiar nessa questão ambiental e a ganhar autonomia na produção da matéria-prima do biocombustível”, disse o ministro.

O coordenador-geral de Biocombustíveis do MDA, André Machado, acredita que medidas sustentáveis como as do biodiesel geram, também, inclusão social dos agricultores. “Quanto mais biocombustível, mais benefícios para o meio ambiente, menos importação de óleo diesel e mais inclusão social.” 

Para o presidente do Conselho Superior da Ubrabio, Juan Diego Ferrés, a parceria com o MDA vai fortalecer ainda mais a agricultura familiar e a diversificação da matéria-prima para a produção dos biocombustíveis. “Defendemos que o crescimento do mercado seja graduado, progressivo e previsível. Também achamos fundamental que se inicie, desde já, a criação de mercados facultativos. Não apenas um mercado obrigatório, que é o atual, mas que lado a lado com o obrigatório existam opções facultativas. Em todas as iniciativas, a proposta é que seja mantido o foco e a prioridade que hoje o PNPB dá à agricultura familiar”, afirmou.