PUBLICIDADE
padrao padrao
Informações

Oleoplan amplia usina de Iraquara e volta a ser a maior do setor de biodiesel


BiodieselBR.com - 12 ago 2026 - 19:36

A disputa pela liderança do setor de biodiesel está esquentando. Hoje (12), a Oleoplan obteve da ANP uma nova autorização que permite que a usina de Iraquara (BA) passe a operar com capacidade para fabricar até 594 mil m³ de biodiesel por ano. Esse novo volume é cerca de 27% maior do que os atuais 468 mil m³ da unidade.

O projeto de ampliação da usina baiana havia sido anunciado em meados de 2024. Na época, a informação disponibilizada dava conta de que a nova capacidade produtiva entraria no mercado até o final daquele ano. Esta foi a quarta ampliação pela qual a unidade passou desde que entrou no mercado de biodiesel em setembro de 2012.

Com a conclusão do projeto, Iraquara sobe quatro posições no ranking nacional de usinas. Ela sai da 7ª colocação – que dividia com a usina de Veranópolis da própria Oleoplan e com a de Ijuí (RS) da 3tentos – e chega ao 3º lugar que, até agora, estava ocupado pela Cargill de Anápolis (GO).

Iraquara é a maior vendedora de biodiesel do Grupo Oleoplan. No último ano, a usina respondeu por quase 36% dos mais de 1,02 milhão de m³ que o grupo empresarial comercializou. Ainda assim, não dá para dizer que a planta tenha batido no teto, os 365,6 mil m³ que a usina movimentou em 2025 representam um pouco mais de 78% de sua antiga capacidade.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR