Lula diz que COP foi ‘extraordinária’ após aprovação de documento sem menção a combustíveis fósseis
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou o resultado da COP30, em Belém, como uma vitória do multilateralismo e chamou a cúpula de extraordinária, apesar da ausência de menções explícitas ao fim dos combustíveis fósseis no texto final. O documento final frustrou a tentativa brasileira de criar um "mapa do caminho" para o fim da dependência dos combustíveis fósseis no mundo.
Lula, entretanto, valorizou o diálogo realizado na cúpula e o fato da discussão ter sido colocada para a comunidade internacional. Segundo ele, todos os países sabem que será preciso encontrar uma saída para a dependência dos combustíveis fósseis.
“A discussão foi extraordinária, ela foi um grande começo. Estava com a COP mais ou menos dividida, tinha 80 e poucos contra, 80 e poucos países a favor. Foi muito difícil mudar de decisão, e nós mudamos de decisão porque a gente era o país-sede e queríamos construir um documento único”, declarou o presidente.
Lula revelou que as conversas avançaram a madrugada com lideranças da COP30 e de países presentes. O presidente admitiu que esperava oposição ao "mapa do caminho", destacando que se a discussão fosse feita apenas internamente no Brasil, já encontraria discordâncias.
“Quando nós introduzimos a discussão sobre o mapa do caminho, nós sabíamos que era um tema polêmico. Afinal de contas, o Brasil é um produtor de petróleo, estamos tirando 5 milhões de barris por dia, não é pouca coisa”, disse Lula.
Dimitrius Dantas – O Globo